JOÃO 5:31-47

31 Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
32 Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34 Eu, porém, não recebo testemunho de homem(1); mas digo isto, para que vos salveis.
35 Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.
36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.
37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
40 E não quereis vir a mim para terdes vida.
41 Eu não recebo glória dos homens;
42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
45 Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais(2).
46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele(3).
47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

COMENTÁRIOS

(1) Não recebo testemunho de homem – Aqui se trata de um monólogo de defesa aceito pelos judeus. Jesus mostrou que tinha quatro testemunhas que provavam Sua messianidade. Por que quatro? Na lei de Moisés, duas ou três testemunhas eram suficientes para se estabelecer um caso. Jesus providenciou quatro, indo além do pedido pela lei.
- A primeira testemunha era João Batista (versos 33-35).
- A segunda testemunha eram Seus trabalhos e Seus milagres que O autenticavam como o messias, (verso 36). - A terceira testemunha era Deus o pai, (versos 37-38).
- A quarta testemunha eram as Escrituras Sagradas, versos (39-47). As Escrituras se sustentam como testemunhas porque Ele estava cumprindo, completando as profecias de Sua primeira vinda, (verso 39)
(2) Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais – Estava se referindo à Lei, ou aos livros de Moisés. Pelo fato de que os fariseus não entenderam as Escrituras, eles falharam em não compreendê-lo e aceitá-lo como Messias. Por isso, a própria lei de Moisés na qual eles colocavam suas esperanças, ela própria os condenava. Os fariseus acreditavam na lei de Moisés, da maneira como era interpretada pela “Mishná” (Interpretações e comentários Judaicos). Eles não acreditavam em Moisés da maneira como estava escrito. Tivessem eles acreditado na lei de Moisés da maneira como estava escrito, eles não teriam falhado em reconhecer Jesus como Messias.
(3) Moisés escreveu de Jesus? - Moisés escreveu de Jesus Cristo quando escreveu da descendência de Abraão na qual todas as nações seriam benditas (cfr. Gen. 12:3; 22:18), essa descendência de fato, como explica Paulo, é Cristo Jesus (cfr. Gal. 3:16) porque n`Ele todos aqueles que crêem são benditos com o crente Abraão visto que são justificados dos seus pecados (cfr. Gal. 3:8-9). Também quando escreveu: "Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas" (Deut. 18:18-19). Estas palavras da lei foram citadas pelo apóstolo Pedro em relação a Jesus na sua pregação aos Judeus em Jerusalém pouco depois de ter curado aquele homem coxo de nascença que estava à porta do templo chamada ‘Formosa’ para pedir esmolas (cfr. Actos 3:22-23). Assim como quando escreveu do maná caído do céu, da rocha de que saiu água, do Sumo Sacerdote e das suas funções, dos sacrifícios pelo pecado que deviam ser oferecidos, e da Páscoa, porque todas estas coisas prefiguravam de uma maneira ou de outra o Messias que viria para salvar o povo dos seus pecados. Certamente as referências ao Messias presentes na lei não se podem negar. Os Judeus que põem a sua esperança em Moisés portanto são inescusáveis porque também Moisés preanunciou a vinda de Jesus Cristo, do Ungido de Deus de várias maneiras.

MANDAMENTOS

· V38. – A Palavra permanecer em vós – que significa isso? Como fazer isso? Como falhamos nisso?
· V40. – Querer vir a Cristo – que significa isso? É possível um cristão não querer isso?
· V44. – Buscar a honra que vem de Deus – Buscamos receber honra ou glória de homens? Podemos viver somente com a honra de Deus?

PROMESSAS

· V40. – Ir a Cristo Para ter Vida – que vida está falando? Você já tem esta vida?

AO ESTUDAR ESTE TEXTO, QUE MUDANÇAS ESPECIFICAS DEVO FAZER NA MINHA VIDA?

ALGUM PONTO QUE NÃO ENTENDEMOS?

NOSSA ORAÇÃO FINAL


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