JOÃO 5:1-30

ESCUTE ESTE TEXTO AQUI


1 Depois disto havia uma festa entre os judeus(1), e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas(2), um tanque, chamado em hebreu Betesda(3), o qual tem cinco alpendres(4).
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, (esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água(5); e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. )
5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
10 Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
13 E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado(6), mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas(7), para que vos maravilheis.
21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo(8);
23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão(9).
26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo(10);
27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem(11).
28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

COMENTÁRIOS

(1) Festa de Purim. João não a cita pelo nome. Alguns crêem que se tratava da festa das Primícias (ou Semanas). Outros no entanto acreditam que se tratava de uma festa popular pós mosaica muito concorrida, observada com demonstração de alegria e regozijo pelo povo. Ela se reporta aos eventos ocorridos ainda no tempo do rei Assuero, esposo da rainha Ester. Nesta festa era lido o rolo de Ester narrando todos os acontecimentos do livramento pela mão poderosa de Deus de um massacre planejado por Hamã, alto funcionário do governo de Assuero e inimigo feroz do povo judeu que planejara a destruição daqueles que viviam no império deste rei. Fica cabalmente demonstrado a preocupação de Jesus se fazer presente nas solenidades e festas judaicas em Jerusalém, para prestigiar e mostrar sua identificação com seu povo e seu judaísmo. Se esta festa fosse a das Semanas ou Primícias, João a teria citado nominalmente, pois se trata de uma festa mosaica. O mesmo podemos dizer se esta festa fosse a páscoa, citada várias vezes no seu livro.
(2) Porta das Ovelhas - Em Neemias 3 se acha o relato das Portas que davam acesso a Jerusalém. Entre Era a porta onde passavam as ovelhas destinadas ao sacrifício da Páscoa.
(3) Betesda - Lugar de misericórdia.
(4) Alpendre - Cobertura ou arco suspenso por si só ou apoiado em colunas sobre portas ou vãos. Geralmente, fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores dá-se o nome de varanda.
(5) Um Anjo descia... agitava a água – Em primeiro lugar este texto não consta em alguns manuscritos mais antigos. Porem se tratava de uma tradição ou crença popular entre os Judeus e prosélitos, de que ali descia um anjo medico. Referido no livro apócrifo de Tobias chamando-se de Raphael ( Deus Cura em Hebraico).
(6) Quebrantava o Sábado? – a cura de Jesus não violava as leis de Moisés, mas quebrava a lei farisaica que proibia a cura no sábado, exceto numa situação em que houvesse risco à vida. Como a vida do homem não estava em perigo, ele não deveria ter sido curado naquele dia. João declarou que isso foi a principal razão para que eles perseguissem a Jesus.
(7) Obras Maiores – Maiores que a de cura... como por exemplo a ressurreição dos mortos, o Pai demonstraria todo seu por através do Filho.
(8) O Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo - uma tradução coerente para esse verso seria: E não que o Pai a ninguém julgue; mas o processo todo concedeu ao Filho.
(9) Os Mortos Ouvirão a Voz - Se referia a Morte espiritual... veja verso anterior(V.24). no verso 28, ali sim Ele se refere à ressurreição dos mortos.
(10) O Filho tem a vida em si Mesmo – A Fonte de todas as vidas, único capaz de morrer uma só vez por todos os pecado de todos do mundo... O cordeiro que tira o pecado do mundo.... Um pecado X Uma vida.
(11) Filho do homem - é usado quase exclusivamente para falar sobre Jesus. O próprio Cristo utiliza esta expressão para se identificar inúmeras vezes. Assim, ele enfatiza sua própria humanidade, o fato que ele se fez carne e habitou entre homens (João 1:14). Mas esta descrição jamais é usada para sugerir que Jesus era mero homem. Contra as doutrinas humanas que sugerem que Jesus era um homem glorificado, a Bíblia ensina que ele é Deus que se humilhou. Em João 6:62 ele diz: "Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?"

MANDAMENTOS

V08. – Levanta, Toma e Anda – Porque este processo? Que significa quanto a salvação? E para nos?
V14. – Não Peques – que mal pior pode acontecer como conseqüência do Pecado? Como o pecado afeta nossa vida espiritual?
V23. – Honrar o Filho de Deus – Que significa isso? Como podemos honrá-lo?
V24. – Ouvir a palavra – Que significa isso? Como podemos ouvir? Como deixamos de ouvir?
V29. – Fazer o Bem – que significa isso? Quais as conseguencias?

PROMESSAS

V6. – Queres ficar são? Que tipo de sanidade você necessita? O que crês que falta para receber?
V21. – Vivifica – que significa esta expressão? Que importância tem para você?


AO ESTUDAR ESTE TEXTO, QUE MUDANÇAS ESPECIFICAS DEVO FAZER NA MINHA VIDA?

ALGUM PONTO QUE NÃO ENTENDEMOS?

NOSSA ORAÇÃO FINAL


deixe seu comentario...

Nenhum comentário: