ESCUTE ESTE TEXTO AQUI
1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. (1)
2 Este foi ter de noite com Jesus(2), e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? (3) Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, (4) não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne(5) é carne, e o que é nascido do Espírito(5) é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento(6) assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (6)
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (7)
14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto(8) , assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado(9), porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, (10) porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
COMENTÁRIOS
(1)Nicodemos – “Principal entre os fariseus” - indica que ele pertencia à fraternidade mais profundamente religiosa do judaísmo, que integrava o supremo organismo jurídico permitido pelos romanos em Jerusalém, o Sinédrio, e que era um estudioso extremamente preocupado com a verdadeira compreensão e o ensino da revelação divina.
(2)Ter de noite - Nicodemos não foi capaz de se apresentar publicamente para a sua conversa com Jesus. De certo havia uma preocupação com os olhares e com as críticas de sua classe social, que estranhariam o fato de um homem tão culto pedir conselhos a um simples carpinteiro.
(3)Nascer de novo...Nicodemos de grandes conhecimentos, pensava que o homem precisava comportar-se bem para merecer o reino de Deus.
mas podemos ver, por trás de suas palavras, um visível desejo de conhecer ou entender algo novo, de saber o que qualificava Jesus a fazer tantos sinais miraculosos. Porem a vida espiritual se tratava de algo por Fé...quem sabe, por isso Nicodemos não entendeu o que Jesus queria dizer-lhe.
(4) Nascer da água e do Espírito - Jesus propunha a Nicodemos romper os laços que o ligavam à sinagoga, para aderir, de todo coração, à vida cristã, ser guiado somente por Deus. Devia renunciar à sua condição de fariseu, e de alto dignitário dos Judeus, e confessar-se abertamente através de um ato Publico, como Discípulo de Jesus. Neste caso Nicodemos entendeu esta mensagem.
(5) Nascido da carne –(Bios) – vida física, material e finita. E nascido do Espírito – (Zoe) – vida espiritual, invisível e infinita.... a mesma que o homem perdeu no jardim do éden.
(6) Vento e Espírito – Em Grego, a mesma palavra “Pneuma” significa vento e espírito... por isso no Verso 9 Nicodemos disse-lhe: Como pode ser isso? Porque não queria perder sus posição social... Jesus lhe fala.... Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? ... ele devia deixar a atual “religião” que aparentemente era sólida.... e seguir a Jesus....que aparentemente era invisível e incerta. Não bastava somente ouvir.... devia deixar-se ser levado.
(7) NVI: "Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem."
O que Cristo queria Dizer é que ninguém conhecia a Deus, senão Cristo.
Pois nesta altura a relação que os homens tinham com Deus era uma relação de separação, Deus lá no céu e o homem cá na terra.
Só depois da morte de Cristo o livre acesso a Deus foi restabelecido, então ninguém conhecia o Pai, seu coração, suas coisas senão Jesus.
Céu aqui é uma alusão a Deus e não ao local onde Ele está.
(8) Levantou serpente no deserto - Ref cruzada (Num 21) – ( Não se trata de uma Imagem....mas de um exemplo a seguir) Quando o Povo de Deus saiu do Egito....estando no deserto...foram atacados por uma praga de serpentes de fogo, e muitos foram feridos...(teoria: existe um tipo de parasita, que entra pelos pés...e se desenvolve por debaixo da pele....deixando forte ardor como de fogo e um rastro de seu crescimento como veias....e estando no deserto....a única maneira de se livrar de maneira correta deste parasita...seria tomando um pedaço de madeira e prender na extremidade do parasita e ir puxando muito devagar.... caso contrario poderia causar uma forte infecção...e isso no deserto seria mortal.... Moises ao levantar a haste com a serpente de bronze...era um exemplo de como eles deviam fazer para viver).
“A erupção serpiginosa (larva migrans cutânea do deserto) é uma infecção causada por um tipo de ancilostomídeos, que no seu estagio filarioide,chega a medir até 30 x 2cm transmitida do solo quente e úmido à pele exposta. Os ovos do parasita são depositados no solo através das fezes de camelos. Quando a pele nua entra em contato com o chão, o verme penetra na pele. Iniciando a partir do ponto da infestação (geralmente os pés, os membros inferiores, as nádegas ou as costas), o ancilostomídeo avança aleatoriamente, produzindo uma erupção serpiginosa e filiforme. A infecção produz um prurido e ardor intenso.”
(9) Quem não crê já está condenado – em referencia as cobranças e condenações do farisaísmo, no cumprimento dos costumes e obrigações.... Jesus tira a importância das obrigações farisaicas e enfatiza o valor na Fé no filho de Deus para salvação. A salvação é por fé, na obra do filho de Deus sem isso....estamos condenados.... não importando o que fizermos.
(10) Trevas/Luz – Trevas – (tudo que é feito no oculto: Pecados, vícios, frutos da carne etc...) Luz – Referencia a Jesus vivendo em nos.... (nossas vidas transparentes...testemunho aberto e publico, frutos do espírito...)
MANDAMENTOS
· V3. - Nascer de novo – Que significa isso para você? Que evidencias tens?
· V5. - Nascer da água e do espírito – Que significa isso para você? Que evidencias tens?
· V11. - Crer e aceitar o testemunho – você ainda tem incredulidade?
· V19. - Amar a Luz – quanta luz há em sua vida?
· V19. - Odiar as trevas – quanto você odeia as trevas?
· V21. - Praticar a verdade – que significa isso para você? Como tens praticado? Que falta?
PROMESSAS
· V3. - Ver o Reino de Deus. – que significa isso para você?
· V5. - Entrar no reino de Deus. – quando e como isso se fez real para você
· V16. - Não perecer e Ter vida Eterna – que significa isso para você?
· V17. - Não ser condenado – que significa isso para você? Que evidencias tens?
· V20. - Obras Aprovadas – quais são estas obras?
AO ESTUDAR ESTE TEXTO, QUE MUDANÇAS ESPECIFICAS DEVO FAZER NA MINHA VIDA?
ALGUM PONTO QUE NÃO ENTENDEMOS?
NOSSA ORAÇÃO FINAL
deixe seu comentario...

2 comentários:
Estes estudos tem sido uma grande benção na minha vida! Deus tem falado profundamente ao meu coração e tenho aprendido muito com o contexto histórico! Ao observar e refletir na vida de Jesus tenho crescido na minha visão do ministério e isso tem me encorajado a continuar firme na obra, sabendo que Ele é o Rei da minha vida! Obrigado!
Gostei muito do estudo, uma benção! Ele é profundo, tras muito embasamento, contexto histórico ao mesmo tempo que nos leva a pensar em coisas do dia a dia, do nosso viver diario com Deus e um questionamento sobre nossa vida de testemunho. Achei o estudo muito completo, um dos melhores que já vi. Muito obrigado e que possa continuar nesse nível.
Postar um comentário