JOÃO 6:28-71

28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? (1)
29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30 Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? (2)
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito(3): Deu-lhes a comer o pão do céu.
32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu(4).
33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer(5); e eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos profetas(6): E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
46 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue(7) tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim(8).
58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
59 Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? (8)
61 Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
66 Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás (9), e já não andavam com ele.
67 Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
68 Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
69 E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
70 Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo (10).
71 E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze.

COMENTÁRIOS

(1) Que faremos para executarmos as obras de Deus? – Jesus durante todo o capítulo demonstra que a única maneira eficaz de executar as obras de Deus neste mundo, é alimentando-se de Jesus (Alimento Espiritual) ...do pão e do sangue de Cristo. Qualquer outro alimento, não vem de Deus porém de homens... Alimentar-se com eles seria como usar levedura... ou comer carne de codornizes!
(2) O Maná era o sinal da Autoridade de Deus sobre os patriarcas do Povo de Deus comprovando que Deus estava com eles. Jesus se declara Ele mesmo sendo o Pão que vem do céu... Ele é muito maior que os patriarcas. (A resposta está nos versos do 32 ao 40)
(3) Ref. cruzada – Salmos 78:24 e Êxodo 16:4
(4) Maná (Hebraico: man hú?) significa o que é (isso)?, pois o povo não sabia o que era de fato. O livro de Êxodo o descreve como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo hebreu, liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida. Segundo Êxodo, após a evaporação do orvalho formado durante a madrugada, aparecia uma coisa miúda, flocosa, como a geada, branco, descrito como uma semente de coentro, que lembrava pequenas pérolas. Geralmente era moído, cozido, e assado, sendo transformado em bolos. Diz-se que seu sabor lembrava bolachas de mel, ou bolo doce de azeite. - Êxodo 16. Ainda segundo a Bíblia, o maná era enviado diariamente e não podia ser armazenado para outro dia. Também não era fornecido aos sábados; por isto Deus enviava uma quantidade maior às sextas-feiras, e neste caso o maná podia ser guardado para o sábado sem deteriorar-se.
(5) Ninguém pode vir a mim, se o Pai o não trouxer - a razão pela qual o homem não pode vir a Cristo, não é porque haja incapacidade em sua mente ou corpo, porém porque sua natureza está tão corrompida que não existe nele nem o “querer” nem o “poder” para vir a Cristo, a menos que seja trazido pelo Espírito. Devemos orar e pedir a Deus para que abra os “olhos espirituais” dos que ainda estão distante do Evangelho! E que nós sejamos usados por Deus para abrir olhos (isso só pode vir de Deus não de nós mesmos)
(6) Ref. cruzada – Isaias 54:13
(7) Come a minha carne e bebe o meu sangue – A Referencia se aplica à comunhão da Santa Ceia, porém o verdadeiro significado desta imagem é: Alimentar-se de Cristo. Viver a vida de Cristo em nós mesmos, andar em seus passos, viver para e por Ele, deixar a nossa vida para viver a dEle (este é o requisito principal da pergunta feita a Jesus: Que faremos para executarmos as obras de Deus?)
(8) Quem de mim se alimenta, também viverá por mim / Duro é este discurso; quem o pode ouvir? – A expressão aqui é imperativa... Não existe outra maneira!. Se desejarmos nos alimentar de Cristo e conhecê-lo, é imperativo também vivermos somente para Ele. Fazer dEle a nossa vida. Por isso muitos dos discípulos se escandalizaram e tornaram para trás, porque queriam somente participar, sem compromisso de vida, queriam continuar desfrutando dos prazeres deste mundo e da carne. Eles não acreditavam em Jesus como Senhor de suas vidas.
(9) Muitos dos seus discípulos tornaram para trás – Este texto mostra que Jesus tinha vários outros discípulos fora o grupo dos doze. Porém que não o seguiram até o fim, por causa dos seus ensinamentos. (O Discipulado é um coador de verdadeiros seguidores de Cristo, de outros que são simplesmente simpatizantes) (10) Um de vós é um diabo – “Um de vós é maligno” –referindo-se a Judas quem iria nega-lo... A presença de “pessoas” que em lugar de viver Cristo, são usadas pelo Diabo em nosso meio, também faz parte do propósito de Deus de nos capacitar e de provar nossa fé (Estar na igreja, no ministério ou fazendo a vontade de Deus, não é segurança de estar longe dos ataques do Diabo, ou de ter pessoas malignas em nosso meio; pelo contrario, Deus sempre permitirá para trabalhar nosso caráter... e para que sigamos amando-o e abençoando-o apesar de não saber quem irá nos trair, ou trair a Cristo.)

MANDAMENTOS

V38. – Comer o pão do céu Diário – que significa? Porque muitos não querem? Você se alimenta diariamente? Pão do céu ou do pão levedado?
V. 43 – Não murmureis entre vós – Temos murmurado? Temos reclamado quando Ele nos mostra a Verdade? De q maneira murmuramos às vezes?
V.55 – Se não comerdes, nem beberdes do Pão da Vida...não tereis vida em vós mesmos – De que vida fala? O q significa “comer” e “beber” o Pão da Vida? Por que não teremos vida? Q vida?
V.64 – Crer – Alguns de nós não cremos? Quando é que deixamos de crer? O q nos impede de crer nele?
V.68 – Só Jesus tem as Palavras de vida eterna – Temos buscado essas palavras em outros deuses?

PROMESSAS

V.35 – “Vem = Não terá fome / Crê = Não terá sede – O que é ir a Ele? O que é crer nEle? Estamos sendo saciados? Temos ido e crido?
V.37 – Tudo que o Pai me dá, virá a mim – Acredita nessa promessa? É verdade na sua vida e na vida dos que você ama?
V40. – Ver e crer no Filho – (ver V.35)
V.45 – Todos serão ensinados por Deus – Quando somos ensinados por Deus? Vc tem recebido os ensinamentos de Deus? Quer ser ensinado por Ele?
V.56 – Quem come...e bebe... permanece em mim e Eu nele – Qual a importância de comer e beber da Palavra? Q acontece se não nos alimentamos segundo esta promessa?
V.57 – Quem se alimenta de Jesus vivera por Ele – O que é viver ‘por Ele” ? Vc vive por Jesus? Tem medo de viver por Ele? O Que isso envolve?
V.66 - O espírito é o que vivifica...as palavras...são espírito e vida – O q significa vivificar a Palavra? Tem sido vivificada a Palavra na sua vida?
V.70 – Jesus nos escolheu para sermos seus discípulos – Cremos nesse chamado? Entendemos o que isso requer? Amamos o chamado de Cristo? Estamos dispostos a pagar o preço?

AO ESTUDAR ESTE TEXTO, QUE MUDANÇAS ESPECIFICAS DEVO FAZER NA MINHA VIDA?

ALGUM PONTO QUE NÃO ENTENDEMOS?

NOSSA ORAÇÃO FINAL

deixe seu comentario...

Nenhum comentário: