ESCUTE ESTE TEXTO AQUI
1 E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) (1),
3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
4 E era-lhe necessário passar por Samaria(2).
5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. (3)
6 E estava ali a fonte de Jacó(4). Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta(5).
7 Veio uma mulher de Samaria(6) tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida(7).
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus(8), e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher(9): Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
18 Porque tiveste cinco maridos(9), e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar(10).
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
COMENTÁRIOS
(1) Alguns textos entre colchetes ou parênteses informam que o texto não está nos manuscritos mais antigos. Normalmente se usa para explicar algo ou adicionar um comentário do tradutor.
(2) Samaria - Inicialmente era o nome da capital que compreendia todo o território ocupado pelas dez tribos rebeldes, após a morte de Salomão no reinado de Roboão em que Israel se separou da casa de Davi 1Rs 12:16. Após a divisão de 950 aC, foi edificada por Omri (876 aC.) rei de Israel, sobre o monte Semer. Desde o início, esta cidade foi reconhecida em termos bíblicos pela sua idolatria. Acab edificou lá um templo a Baal (1Rs 16, 32). Finalmente Salmanasar IV e seu general e filho Sargon se apoderaram de Samaria após um cerco de três anos (724-21 aC), acabando com o reino das dez tribos(2 Rs 18, 9). Os habitantes que sobreviveram o cerco foram transportados a Assíria em número de 28 mil. Foi reconstruída pelos romanos no tempo de governador Gabínio (57-55 aC). Entregue por Augusto a Herodes.
(3) Sicar - Ref. Cruzada – (Gn 33, 19-20). (Js 24, 32) – Sicar era a antiga Siquem.
(4) Poço de Jacó - Ref. Cruzada - (a Tradição) - O poço de Jacó estava a app. 800m da aldeia, onde existia um único poço que esteve em uso desde 1000 aC até 500 dC. – Curiosidade - os poços de retenção de água chuva eram chamadas cisternas....e poços abastecidos por águas subterrâneas eram chamadas de fontes ou poços de água viva.
(5) Hora sexta – App. ao meio dia.... hora de maior calor, quando ninguém vai buscar água... quem sabe a Samaritana vai a esta hora para não ser vista (era discriminada por ser mulher.... rejeitada pelos judeus por ser samaritana e pelos próprios samaritanos por ser mulher de vida sexual irregular).
(6) Samaritanos - sírios, árabes e outros foram misturados com as poucas populações restantes nativas, formando um amálgama de religião e superstição. Povos misturados com israelitas, mantendo sua religião nacional, deram início a um povo e religião um tanto diferente dos judeus (ver 2Rs 24-28). Os judeus de Jerusalém chamaram os habitantes de Samaria com o nome de cutitas. Os cutitas ou cuchitas foram os que edificaram a torre de Babel. Eram descendentes de Cuch, filho de Ham ou Cam (Gn 10, 6-8). São conhecidos como árabes cuchitas. Com a palavra samaritano, os judeus significavam um homem irreligioso, sem respeito pelas leis de Moisés ou que tenha uma visão laxa das mesmas e que não se preocupava com elas no dia a dia... Por isso chamar alguém de samaritano era o mesmo que denominá-lo de “herege”, idólatra ou excomungado (Jo 8: 48). Afirmavam os judeus que os samaritanos tinham corrompido as Escrituras, adoravam ídolos que estavam ocultos no monte Garizim e falavam de uma tradição segundo a qual, foram excomungados por Ezra, Zorobabel e Josué que reuniram no templo de Jerusalém 300 sacerdotes. Editaram um julgamento dizendo: Que nenhum israelita coma da fruta ou do mínimo bocado de um samaritano; pois é o mesmo que comer carne de porco; também que nenhum samaritano se torne prosélito, nem tenha parte na ressurreição dos mortos (Exd 4:1-3). E foram os mesmos Samaritanos que se opuseram à reconstrução do templo e dos muros, quando o povo retornava para Jerusalém desde Babilônia (Esd 4:4-5 e Nee 4:1-2). Sua língua é uma variedade do aramaico palestinense. Judeus e samaritanos eram tão inimigos entre si como hoje palestinos e judeus.
(7) Comprar alimentos - Samaria era um dos principais caminhos de passagem entre Judéia e Galiléia. Por tanto era usual lugar de parada...para descansar, beber água e fazer compras... a cidade se Sicar estava a 800 mts app do poço de onde Jesus ficou. Era permitido aos judeus comprar algumas coisas de um samaritano, que fossem sem levedura ou condimentos.
(8) O dom de Deus – referencia a respeito da promessa de Deus quanto ao Messias(o assunto sobre a Salvação).
(9) Cinco maridos - A resposta da mulher é também um tanto insólita, ao dizer que não tem marido. É então quando Jesus lhe declara que realmente uma mulher que teve cinco, pode dizer que não tem nenhum, nem tinha antes verdadeiros maridos. Os samaritanos só admitiam o divórcio no caso de adultério pois eles não tinham outra lei a não ser a do Pentateuco. Daí podemos dizer que era uma mulher de vida fácil?
(10) A Pergunta - Garizim ou Jerusalém? - Temos a base para considerar Garizim como lugar preferido por Deus através dos seus profetas, Moisés e Josué. Sobre Jerusalém só temos a palavra de profetas que não eram admitidos pelos samaritanos. Houve um período sem templo nem sacerdócio, para depois construir o segundo templo no tempo de Esdras e Neemias. Por isso, na sua construção tiveram como inimigos os samaritanos (Esdras cap 4). “Nossos pais” significa: Abraão Isaac e Jacó. De fato, Abraão erigiu um altar no monte Moriá (Gn 12, 6-7). Jacó em Siquém construiu um altar a “El”, Deus de Israel (Gn 33, 18-19).
A Resposta - Antes de dar a resposta certa, Jesus afirma que os samaritanos adoram um desconhecido, enquanto os judeus adoram a quem conhecem. Na realidade em tempos de Jesus se afirmava que além de Javé, os samaritanos adoravam diversos deuses. Porém, Jesus desliga o culto ao lugar particular e o coloca onde deve estar: no coração de cada fiel.
(11) O Processo de crença da Samaritana em relação a Jesus:
1º - Reconhece que Ele é um Judeu (v.9) e tem medo.
2º - Reconhece que Ele é Senhor (Kirios) (v.15) e desejou ser ajudada.
3º - Reconhece que Ele era profeta (v.19)
e desejou aprender como louvar.
4º - Reconheceu que Ele era o Salvador (Messias) (v.25) e foi testemunhar.
MANDAMENTOS
· V.10. – Você conhece Jesus? Quão profundamente?
· V.14. – Você bebe da água que Ele dá? O que significa isso para vc?
· V.18. – Você esconde seus pecados ou os reconhece? Tem dificuldade para reconhece-los?
· V.22. - Você adora de forma consciente? Existem limitações ainda dentro de você?
· V.24. - Qual a diferença de adorar em espírito e em verdade?
PROMESSAS
· V.10. - Você pede e Ele lhe dá? Você acredita nisso? Há algum impedimento?
· V.12. - Ele é maior que os seus problemas, duvidas ou expectativas?
· V.25. - Em sua vida, que importância tem que Jesus seja o Messias?
AO ESTUDAR ESTE TEXTO, QUE MUDANÇAS ESPECIFICAS DEVO FAZER NA MINHA VIDA?
ALGUM PONTO QUE NÃO ENTENDEMOS?
NOSSA ORAÇÃO FINAL
deixe seu comentario...

Um comentário:
Imagine vcs.se João fosse inclinado a rebelião como terminaria está conversa .
Postar um comentário